manobras e dicas

Hell-Flip



1- Posicione os pés para dar um ollie, com o da frente quase na base, um pouco atrás dos parafusos.



2- Coloque a ponta do pé da frente para fora do shape, para o skate girar mais fácil. Com o tempo, quando seus hell flips começarem a sair mais altos, procure colocar praticamente o pé inteiro na base, dentro do shape. Dessa forma, vai ficar mais fácil fazer o skate girar no tempo certo e dar o catch, deixando a manobra mais estilosa.



3- Ao contrário do ollie flip, o heel flip será chutado para frente, em relação ao corpo, meio na diagonal.



4- Dê o ollie chutando na diagonal com a sola do pé, de forma que o skate dê o flip alto e grude no seu pé antes de descer.



5- Amorteça o impacto flexionando as pernas na aterrisagem.



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Kick-Flip ou 360°Flip Varial



1- Posicione o pé de trás chapado no tail e o da frente um pouco atrás dos parafusos, como se fosse dar um flip.



2. Num certo gás, espere chegar ao obstáculo.



3- Pressione o tail como se fosse dar um shove-it 360 e, ao mesmo tempo dê um toque no pé da frente para girar o flip.



4- Espere o skate fazer a volta completa para encaixar nos pés.



5- Tente voltar na base.



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Ollie Wheelie ou Manual



1- Ande em velocidade suficiente para dar o ollie e continuar em wheelie por um instante;



2- Se aproxime do obstáculo (uma calçada por exemplo) e dê o ollie;



3- Continue com o pé dianteiro para cima, e coloque o seu peso na parte de trás do shape;



4- Pouse somente com o truck traseiro, e continue se equilibrando até a distância desejada;



5- Volte com o truck dianteiro ao chão.

DICAS

Para se equilibrar no wheelie, arqueie seu corpo para frente, isso irá ajudar a balancear o seu peso.

É util tentar o wheelie por uma certa distância específica, para você treinar o controle e posteriormente fazer variações como kickflip manual (ollie flip manual) ou então ollie manual to kickflip off para sair de uma calçada por exemplo. As variações são infinitas.



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Tailslide



1. Aproxime-se do palco ou da guia olhando para a borda, com os pés posicionados para dar o ollie.





2. Impulsione o corpo jogando o nose para frente para encaixar o tail na borda.



3. Escorregue com o peso do corpo apoiado apenas no tail.



4. No final do palco alivie o pé de trás e vire o corpo para voltar ao solo.



5. Aterrise com os pés na base.



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Tail-Drop



1- Posicionado na plataforma da pista ou rampa, segure

firme o seu skate pelo nose e encaixe o tail na borda ou sobre o coping.



2- Ajuste o seu pé de trás no tail e pressione pra segurar o skate na posição de drop. Mantenha toda a pressão nesse pé.



3- Tire o seu outro pé da plataforma, o da frente, e o posicione na altura dos parafusos do eixo dianteiro. Mantenha ainda seu peso no pé de trás, para que ainda fique com o skate encaixado na borda.



4- Agora que você já está posicionado e pronto para dropar, respire fundo e perca o medo. O esquema é trasnferir o peso do pé traseiro, para o pé da frente, pisando na parte dianteira. Flexione os joelhos (fique quse agachado) para ter um maior equilibrio quando estiver dropando.



5- Faça isso em ritmo simultâneo para que você não fique nem muito lento e nem muito rápido.Mantenha o seu corpo acompanhado a trajetória do skate.



6- Fique atento para que seu corpo não caia nem pra frente e nem pra trás, mantendo o equilíbrio ao acompanhar a velocidade do seu skate. As quedas que podem acontecer, são causadas pela precipitação de tentar descer mais rápido que o skate cousando um tombo pra frente, ou quando se tenta segurar a velocidade com o corpo, logo que o skate começa a descer. Isso faz como que seu corpo caia para trás. Fique atento.



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Flip



1-A posição para mandar os flips, é o primeiro passo dessa manobra.A posição do flip é mais ou menos a mesma de se mandar o ollie, mantendo apenas o pé da frente, um pouco mais atrás do nose, quase no meio do shape, e um pouco para fora do shape, ou seja, com a ponta próximo do fim da tábua. O pé de trás mantém sua posição normal no tail.



2-O 2 passo do flip, consiste em um impulso bem dado. O segundo passo do flip é o impulso. Um impulso bem dado é essencial para um bom flip, flexionando os joelhos e acumulando sua forca no pé de trás, você terá que usar o mesmo principio do ollie, mas lembrado que você terá que raspar o pé de uma maneira diferente e um pouco mais complicada.



3-A raspagem para o flip deve ser feita da melhor forma possível. O 3 passo do flip é a raspagem, diferente do ollie quando você bater o pé de trás para o skate subir, você terá que raspar o pé da frente contra o nose, de uma forma que o sk8 tire um ollie, mas ao mesmo tempo rode um flip, ou seja, voce terá que raspar o pé da frente contra o nose, mas raspar de uma forma que o seu pé saia de lado do shape, para que ele assim possa girar.



4-O giro é que transforma um simples ollie, em um flip. Você raspa o pé para o lado, e o sk8 gira, mas lembre-se, não basta apenas raspar o pé do lado, voce terá que bater um ollie e ao mesmo tempo raspar o pé, é um pouco complicado, mas o essencial é voce não esquecer que voce tem que bater um ollie, para só depois fazer o flip.



5-Após o giro, a posição das pernas é muito importante. Após o giro do sk8, você terá que levantar as suas pernas, ou seja, pular bem alto para que o sk8 gire sem problemas, e gire por completo, para evitar aquela coisa de o sk8 girar pela metade e voce cair em cima dele.



6-Após o giro, voce deve pegar o sk8. Após voce bater, raspar, girar o sk8, voce deve pegar ele com os pés, ou seja, observar quando o sk8 estiver girando abaixo de suas pernas, ver o momento exato para cair com os pés sobre ele.



7-Após a pegada, voce deve se manter equilibrado sobre o sk8. Após você pegar o sk8, voce deve manter a estabilidade, mantendo o seu corpo normal, com os dois pés sobre carrinho, e deixar com que ele caia na boa, sem problemas.



8-Uma boa queda consiste em um flip bem mandado. A queda é uma parte fácil, pois se voce girou raspou, bateu, pegou o sk8, fez tudo certinho, a queda é a conseqüência de voce apenas deixar o carrinho cair, lembre-se que voce não deve ter medo do sk8, não tire os pés de cima dele, por que aquele negocio de flip com um pé só não tem nada a ver.



9-A conclusão do flip. A conclusão do flip, quando estiver caindo uma boa dobra nos joelhos ajuda bestaste o flip a ficar bonito, se voce estiver executando um flip em movimento, essas mesmas dicas são validas, mas lembre-se, para qualquer manobra não tenha medo, por que se voce tiver medo nunca ira acertar, e se voce tiver medo jamais ira andar de sk8, apenas ira ficar descendo ladeiras sentado.



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Ollie 180°



1- Posicione seus pés para dar um ollie;



2- Agache e torça seu tronco "backside" (com as costas para frente);



3- Quando você der o ollie, destorça o seu tronco (peito para frente);



4- Nisso, guie com os dois pés o shape para que ele gire junto com o seu corpo; o shape deve permanecer o tempo inteiro sob seus pés;



5- Quando você tiver dado os 180º, para aterrissar estique um pouco as pernas para colocar as rodas em contato com o chão;



6- Agache para absorver o impacto.
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Dicas (:: Conservar e escolher as tábuas ::)

Conservar as tábuas

- Evite molhar, passar algum pano húmido ou lavar a tábua, pois a água infiltra-se na madeira amolecendo as fibras e pode fazer com que a tábua "abra" mais facilmente.
- Aperte sempre os parafusos da base(unem a tábua com o truck), evitando a chamada "folga", pois a folga faz com que, na hora que voce estiver a andar, ocorram choques entre a base do truck e a tábua, podendo quebrar a base. Para evitar esse problema, podem-se utilizar os antigos pads, que é um espaçador de plástico de 1 a 2 mm de espessura entre a base e a tábua, amortecendo bastante o choque. Antigamente o pessoal cortava um pedaço de couro e colocava no lugar do pads, e funcionava muito bem!!




Escolher as tábuas







 



Escolher a tábua é uma missão que muita gente está acostumada, porém, muitas pessoas não sabem escolher. A nossa intenção é dar algumas dicas úteis para que aprenda a escolher. Se você já está acostumado à usar uma tábua larga, não precisa de mudar de ideia só porque calça 36. Se já está acostumado a usar determinado tipo de tábua, trocar pode ser um pouco estranho.
- Se é magro e/ou pequeno, o ideal seria você usar tábuas estreitas, porque sendo magro, você pesa pouco e pesando pouco, não corre o risco de quebrar tábuas com facilidade.
- Se é mais forte ou um pouco gordinho, é melhor você escolher um shape mais largo, se usar tábuas estreitas com certeza eles irão quebrar mais facilmente.
- Se tem o pé grande (acima de 41) também é melhor que não use uma tábua estreita.
- Se gosta de dar flips, o ideal seria ter uma tábua estreita ou com muito concaive lateral.
- Se não liga muito aos flips pode escolher uma tábua média ou larga e com concaive médio ou pouco.
- Agora se você dá flips, mas também gosta de outros tipos de manobras escolha uma tábua de largura média ou uma tábua com concaive médio.
- Para andar de mini rampa ou half o melhor é usar shapes largos.
As tábuas quanto à largura: Os largos têm de largura 20cm ou mais.
Já os médios estão entre 19 e 20cm.
Os estreitos tem 19cm ou menos.
As tábuas quanto ao concaive: As tábuas com muito concaive lateral facilitam as manobras de flip.
As tábuas com concaive médio são para quem gosta de flip, porém também gosta de outras manobras.
As tábuas com pouco concaive são para quem já tem facilidade em dar flips ou para aqueles que quebram tábuas com facilidade.

Dicas (::Conservar os trucks::)


Conservar os Trucks
- Evite apertar muito o parafuso "Central", pois pode esmagar os amortecedores, podendo ocasionar uma ruptura e também podem deixar o truck "torto". Existem amortecedores de diferentes durezas, então, se mesmo apertando bastante o parafuso o truck continua "mole", é melhor trocar por um amortecedor mais duro.
- Aperte sempre os parafusos da base(unem o shape com o truck), evitando a chamada "folga", pois a folga faz com que, na hora que voce estiver a dar uma banda, ocorram choques entre a base do truck e o shape , podendo quebrar a base. Para evitar esse problema, pode-se utilizar os antigos pads, que é um espaçador de plástico de 1 a 2 mm de espessura entre a base e o shape, amortecendo bastante o choque. Antigamente o pessoal cortava um pedaço de couro e colocava no lugar do pads, e funcionava muito bem!!




Dicas (::Conservar os rolamentos::)

Conservar os rolamentos




 


 - O primeiro cuidado a tomar com os rolamentos, é mantê-los longe de terra, areia e água. A terra, a areia e água conseguem penetrar no interior dos rolamentos e com o tempo (pouco tempo) os rolamentos estarão a estourar, a abrir, a travar ou a perder velocidade.
- Outra dica é evitar lubrificar muito. Sempre que você tira os rolamentos para serem lubrificados, o contato com as suas mãos, faz com que o suor, que naturalmente sai de suas mãos , e você nem percebe, atingem a parte metálica que rapidinho é oxidada e com a oxidação os rolamentos vão perdendo sua capacidade.
- Agora se por acaso o seu skate cair dentro de água, ou se você decidir fazer um cross na pista de bicicleta cheia de lama, aí sim os rolamentos tem que ser retirados com um pano seco, devem ser limpados e lubrificados.
- Apertar muito as porcas de suas rodas somente se o seu skate estiver com espaçador, e deixar a roda com jogo, ou seja, muito solta pode fazer com que os rolamentos durem menos tempo, portanto nem muito solta, nem muito apertada.
- Caso o skate comece a perder velocidade, o problema pode estar nos rolamentos. Verifique se não está a precisar de lubrificar os rolamentos, fazendo uma limpeza antes com algum solvente.
(OBS: Algumas fábricas de rolamentos dizem que não é necessário fazer uma lubrificação, o que algumas pessoas não acham verdadeiro. É claro, se ele for utilizado uns 2/3 meses não será necessário nenhuma lubrificação. Mas se passar desse tempo é bom dar uma lubrificação.

Evite andar em lugares com muito poeira, pois o pó entra nos rolamentos, prejudicando o seu desempenho e aumentando o desgast

Dicas (:: Conservar as rodas ::)

Conservar as rodas 








 

 


Evite: - Evite andar de skate em lugares com varias saliências, que fazem o skate trepidar muito. - Esta trepidação faz com que em pouco tempo os seus rolamentos fiquem com folga no interior das rodas.
- Evite dar aqueles slides só para parar o skate, só um slide não irá gastar as suas rodas, mas repetidas vezes podem fazer que elas se gastem de um lado só.



Tamanho das rodas:
-

 


Se gosta de Down Hill compre somente rodas grandes.
- Rodas pequenas são aconselháveis para flipeiros e skaters que só andam em lugares lisinhos, porém Mini rampa e Vertical é bem melhor andar com rodas grandes.
- Já para Street, depende do gosto, as mais usadas são as de 55mm, pois muita gente gosta de andar com rodas grandes para dar mais velocidade e durar mais.



Manutenção:





 


Sempre que perceber que as suas rodas estão a ficar gastas de um lado só, faça um "rodízio" entre elas. O rodízio deve ser feito da seguinte maneira: - Troque as rodas fazendo um X, ou seja as rodas que estiverem no eixo de trás do lado esquerdo, devem ir para frente no lado direito.
- Cuidado para não inverter o lado da roda. Ex: Se no eixo de trás do lado esquerdo a roda estiver com o desenho virado para fora, ao trocá-las com a do eixo da frente do lado direito ela deve estar com o desenho para o lado de dentro (o mesmo para as outras rodas).



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